Câncer & Beleza - ABRAMIC direciona Micropigmentação Paramédica GRATUITA do Projeto ARTE COM PAIXÃO para pacientes oncológicos. (Identidade visual mantida )

  Consegui manter minha aparência saudável e a minha identidade quase que intacta durante o tratamento oncológico, graças a dois anjos que tenho em minha vida. Um deles, minha tia Maria, irmã mais velha da minha mãe, que de prontidão ao saber que eu iria realizar quimioterapias e resolvi doar meus cabelos antes de esperar que eles caíssem, avisou a mamãe que me presentearia com a peruca que eu quisesse. Ela, assim como a minha mãe, queria preservar minha imagem e garantir que a minha positividade fosse mantida durante todo o tratamento, e como mulheres maduras e experientes, ambas sabiam a importância da vaidade para mim e mais do que isso, sabiam também o quanto outras pessoas podem ser cruéis com um paciente oncológico, comprometendo o desempenho do tratamento, abalando e desestabilizando o emocional nos momentos que mais precisamos estar bem. Sábias e abençoadas mulheres da minha vida. Outro anjo de luz na minha história, é minha "prima irmã" Eliana Sibele, visagista, designer de sobrancelha e uma apaixonada por perucas front lace (perucas realistas de cabelo orgânico). No momento em que desabafei sobre meu diagnóstico, ela segurou nas minhas mãos e em meio as lágrimas de emoção me assegurou que tudo daria certo e eu continuaria linda, nada iria me abalar em momento algum. Eu não poderia estar em mãos melhores para os cuidados com a minha imagem. Ela que já cuidava das minhas sobrancelhas divinamente, realizou a manutenção da minha micropigmentação (autorizada pela minha oncologista, em tempo hábil para cicatrização da pele, para não comprometer o tratamento e nem colocar minha saúde em risco), e me apresentou também o mundo das perucas front lace, que antes era tão desconhecido pra mim, me auxiliou em vários sentidos, desde entender as diferenças entre peruca simples e uma lace, fronte lace e prótese capilar... entre outras. Me vi segura e mais uma vez muito abençoada, minha tia Maria me presenteou ( e pediu sigilo, ela não viu necessidade em expor a boa ação. Mas precisei descumprir o combinado, me desculpe tia rs preciso manter a veracidade dos fatos, por favor continue me amando rs) e minha prima me auxiliou a encontrar a lace certa, com o cabelo mais semelhante ao meu, desde volume, comprimento, coloração, textura... loja certa, me indicou canais do You Tube para me convencer a me ajudar a enxergar com naturalidade o hábito de usar uma lace. Eu nunca havia usado nem mega hair antes, porque sempre tive muito cabelo, fios grossos e volumosos. Ser convencida a me adaptar a usar uma peruca, não foi uma tarefa fácil, mas entendi a necessidade de me proteger dos olhares negativos que eu poderia receber. E entendi que poderia sim passar por um tratamento oncológico com a beleza e a aparência que me agradava, sem que houvessem mudanças drásticas que chamariam atenção dos olhares para o meu rosto, em qualquer lugar que eu estivesse. Adquirimos a minha peruca front lace e junto com ela o conforto de que eu poderia passar despercebida como uma a mais na multidão. Era desta forma que eu encarava, com a peruca eu conseguia manter a imagem da Talita de sempre, eu não era tratada como a "coitadinha que tem câncer".
  Quando família amigos e conhecidos me encontravam, se admiravam com a minha "boa" aparência, sobrancelhas mantidas e muito bem delineadas, pele bem cuidada mesmo que fragilizada pelo padrão nutricional comprometido e fármacos fortes consumidos diariamente, (a hidratação também era comprometida em alguns momentos durante as quimioterapias e a pele é um reflexo do que comemos e bebemos também, além de reflexo da forma com que cuidamos dela). Eu garantia minha saúde e beleza de dentro para fora e a Eliana cuidava de fora para me manter satisfeita por dentro. E para a minha saúde mental isso foi essencial. Sentir-se bem com o espelho é um desafio a ser enfrentado durante o tratamento contra o câncer.
  No mundo todo, existe aproximadamente 28 milhões de pessoas que sobreviveram ao câncer. Somos um número grande de heróis. E ainda assim vivemos em um país em que quando uma pessoa ouve a palavra "Câncer" já logo acha que é sinônimo de "Sentença de morte". E no momento das nossas vidas que mais queremos viver, e respiramos fôlego de vida, somos quase que obrigados a ser tratamos como pobres coitados. Administramos olhares piedosos, alguns por dó oriundo de um amor sofrido que aperta o peito dos que nos amam, outros por maldade mesmo, pessoas ruins sem empatia que nos tratam como pedaços de carne apodrecendo. E são esses olhares que eu nunca quis receber. Por mais que eu estivesse firme como uma rocha, me poupei dos olhares alheios. Nunca quis que estranhos me vissem como paciente oncológico, com face adoecida, apática, sem pelos, de pele fragilizada e careca.
  Fiz da minha vaidade meu antídoto de beleza e consequente de força também, minha peruca era minha armadura de aço. Fiz dela o meu super poder. Outro dia falei em entrevista sobre a importância que ela teve pra mim. Eu nunca vou esquecer o que respondi:
  "A Peruca manteve a minha identidade. Ninguém tinha dó de mim quando me via. Pelo contrário, todos esqueciam de falar do câncer, pra falar do quanto eu estava bonita como sempre. E isso me fez muito bem!"
  Fiz da minha auto estima e da minha identidade preservada, minhas barreiras contra a ignorância e o preconceito e se pudesse faria tudo de novo.
  A importância dos cuidados com a parte estética é fundamental para a maioria das mulheres, tanto como o próprio tratamento contra câncer no momento do diagnóstico, não encarem esta afirmação como fútil, e sim como base de uma tentativa em manter a integridade emocional da paciente oncológica durante todo o tratamento. Hoje, acredito que a busca de alternativas para sentir-se melhor, deveria ser receitada como orientações de como lidar com a nova condição física que assumimos, sendo indispensável ter alguém ou algum profissional que direcione nessa busca de como passar por isso de 
forma mais leve, através de serviços e produtos que auxiliem a encontrar a autoconfiança para se encarar tantas mudanças causadas pelos efeitos colaterais do tratamento. 
  Descobri dentro dessa experiência que o tratamento oncológico me trouxe, que uma peruca front lace ou "Lacefront" (peruca realista), pode manter as características quase que de forma idêntica de uma pessoa
ou até mesmo permitir que possamos nos divertir experimentando outro visual, porém sempre buscando um aspecto natural, sem que nos olhem e digam "Olha ela usa peruca" rs eu tinha muito medo disso, receio de que percebessem que o tal cabelo não era meu, isso chega a ser engraçado, porque eu via as pessoas olhando o meu cabelo (minha peruca) e me perguntava se elas poderiam estar percebendo que eu usava peruca rs e nunca ninguém sequer desconfiou, passei pelo meu tratamento inteiro espantando as pessoas quando em conversa revelava que o cabelo não era meu, eu mostrava fotos no celular para fazer com que acreditassem que eu estava careca rs.
  Procurar um profissional preparado e capacitado pra trabalhar em conjunto com a equipe médica é de suma importância, porque desta forma você garante a segurança de decidir o melhor momento para fazer uma micropigmentação de sobrancelhas ou areolar ( para as mulheres que perder o mamilo nas cirurgias de remoção parcial ou total das mamas), momento este que normalmente é indicado ao término do tratamento, mas definido sempre pela equipe médica de cada paciente, que avalia cada caso individualmente, pois em casos onde o tratamento é paliativo o médico pode sim calcular o custo benefício em relação ao quadro clínico buscando qualidade de vida para a paciente em questão.
  Se você, lendo este post não tiver acesso a essa "consultoria" não se desespere, inspire-se nessas dicas e ajude a si mesma/o fazendo essas pesquisas ou
passando as informações para alguém que esteja por perto e esta ou esteve nas mesmas condições, e repita: TUDO DARÁ CERTO, VOCÊ PODE SIM CONTINUAR LINDA!
  A ABRAMIC (Associação Brasielira de Micropigmentadores) pode te direcionar quanto a micropigmentação PARAMÉDICA acessando o site abramic.com.br, e de forma segura será direcionado à um grupo de micropigmentadores do PROJETO ARTE COM PAIXÃO, Dirigido e fundado há 8 anos por ANA SAVOY, profissional de destaque no mundo da micropigmentação, micropigmentadores esses selecionados, preparados e capacitados para lhe oferecer o melhor serviço gratuitamente. SIM VOCÊ LEU CERTO, GRATUITAMENTE. E para te auxiliar na compra da sua Lacefront, que combine com você, mantendo ou não sua imagem e identidade, faça a personalização para alcançar a qualidade e aparência mais realista possível.
 A Eliana Sibele Oliveira @eliana_sibele , teve o auxilio e a orientação do profissional Daniel Amorim Ziate @danielziate. Ambos foram essenciais para o meu bem estar físico e mental durante o tratamento oncológico e o meu sucesso no alcance da cura.
  Sou pura gratidão aos anjos de luz que cruzam o meu caminho e mal tem a noção do tamanho bem que me fizeram e fazem sempre.
  Nem todos os dias eu usei peruca, quando eu ficava em casa e/ou com amigos e família, tinha o conforto de desfilar lindamente a minha careca, sem ter que me poupar, sem precisar manter o zêlo de que não sofreria qualquer julgamento com olhares e comentários negativos alheios. Desfilei com lenços, turbantes e bonés também, porque sobrancelhas delineadas e uma maquiagem leve, me davam a segurança de que eu não parecia estar em um tratamento de saúde. 



Este comparativo, é para mostrar a diferença entre manter a vaidade e a identidade preservada durante o tratamento oncológico. Consegui sentir-me eu mesma, bonita e saudável. Era assim que eu gostava que me vissem, sempre muito vaidosa, maquiada, algumas vezes de lenço ao invés da peruca Lacefront, mas sempre me sentindo feliz. Na foto da direita, de rosto limpo, em casa, expressando a realidade dos dias difíceis no decorrer das quimioterapias, na contagem regressiva para o final do meu último ciclo de quimioterapias.



Eliana Sibele.Visagista, Designer de sobrancelha e uma apaixonada por Lacefront (Perucas realistas de cabelo orgânico).

Naturalidade em cada detalhe da beleza e identidade mantida.

Registro da última visita no Estúdio DL. Obs: Chorei de emoção ao relembrar momentos durante o meu tratamento oncológico e meus cílios postiços estavam descolando rs 

Meu Anjo da Beleza: Eliana Sibele - Ela não imagina o quanto ela tem o dom de fazer nós mulheres nos sentirmos felizes e completas quando somos cuidadas por ela.



Contato Estúdio DL Beleza
 Eliana Sibele: (011) 97950-3481 

Comentários

Postagens mais visitadas