Dicas e Verdades sobre NUTRIÇÃO para pacientes em QUIMIOTERAPIA.

  Lembrando que ainda não possuo CRN, sou Enfermeira, agora paciente oncológica em tratamento de quimioterapia, preferi registrar como "Dicas" tudo que tem funcionado na minha rotina alimentar, entre as inúmeras dietas e sugestões prescritas por profissionais da área. Ressalto que cada ser humano é único e o que funcionou comigo pode não funcionar com outra pessoa.
  Me questionei muito sobre o porque prescrevem tantas coisas que são úteis e funcionais na teoria, mas na prática a coisa é bem diferente... Nem tudo dá certo, as vezes o que funciona em um ciclo das quimios pode não funcionar no outro, temos que entender os momentos adequados e os sinais de limites do nosso corpo. Prescrição e orientação usada no momento errado pode desencadear desastres, como por exemplo aumentar o volume dos ácidos gástricos com líquidos contendo teor de acidez prescritos para hidratação, podem resultar em uma crise sequencial de vômito, porém sabemos que as famosas limonadas são sim uma boa solução na maioria das crises. E essas crises infelizmente passaram a ser frequentes e cada dia mais intensas durante as quimioterapias que por si só já possuem toxicidade acumulativa.
  Com medo do nosso déficit nutricional e carências na rotina alimentar e de hidratação, é comum muita gente e até mesmo profissionais da saúde salientarem que a dieta do paciente oncológico em quimioterapia é livre. Não conseguindo deixar de ser científica, preciso dar más notícias aos viciados em cafés, chocolates, refrigerantes, gorduras e açúcares: Tudo isso piora o quadro, agrava as náuseas e evidencia sintomas ruins nos efeitos colaterais das quimioterapias. 
  Existem estudos científicos que afirmam que células cancerígenas se alimentam de açúcar e gordura, essa afirmação é questionável pois de uma forma ignorante fica mais simples afirmar que as células não tem como escolher se alimentar por energia gerada através de uma batata frita ou optar pela energia gerada por uma batata refogada, porém sabemos que uma alimentação saudável rica em todas as vitaminas, sais minerais, com frutas, legumes, verduras, hortaliças e oleaginosas em geral, proteínas de origem animal, de preferência carnes magras (Mesmo que algumas pessoas defendam que não devemos consumir carnes, acredito que a evolução humana se deu por conta da alimentação paleolítica, onde carne fazia parte das principais fontes de proteínas na alimentação diária juntamente com frutas legumes e verduras e não existiam alimentos a base de farinhas) Minha nutricionista também concorda com a minha opinião e em comum acordo também entendemos a necessidade de alguns carboidratos, desde os complexos que são essenciais e até os simples por serem uma fonte mais rápida de energia possuindo maior índice glicêmico (como pães, macarrão...) de forma extremamente moderada, já que para pacientes oncológicos passam por alguns dias ruins, que geram dificuldade alimentar e podem consequentemente apresentar queda na glicose, diminuição de energia e levar até a perda de peso e desnutrição, o que agrava e dificulta o tratamento gerando inúmeros problemas . Então acabamos de chegar extremamente ao ponto né, alimentação saudável com mais "descascar" e menos "desembrulhar" é o ideal para um tratamento eficaz com o melhor desempenho do funcionamento do nosso organismo e algumas fugidinhas são aceitas porque ninguém é de ferro rs
  Deixando o bla bla blá da nutrição de lado, bora lá focar na prática e registrar as dicas.

 1º Aprenda a comer bem alimentos saudáveis e de forma racionada por em média 6 pequenas refeições por dia (Pois é, comer como um passarinho virou uma religião na minha rotina. E essa é a dica mais preciosa do post, não espere sentir fome, seu estômago ficará sem tempo para produzir suas náuseas, então a cada 3h se atente para a hora do lanche, você garantirá estar nutrido e alimentado, além de mais distante do mal estar). Aprenda também a beber água de forma fracionada, isso é o mais importante nesse momento e será essencial para te fortalecer e auxiliar as suas células saudáveis nesse processo de forma satisfatória.

 Você deve consumir cerca de 3 litros de água por dia, porém a verdade é que em dias intensos das reações da quimio, molhar a boca de água já é o suficiente para causar vômito e ouvir essa prescrição me irritava piamente nesses momentos, então a verdade é que temos que aproveitar os dias em que conseguimos consumir água e sucos de frutas ácidas para garantir hidratação, no caso da mucosite (irritação na mucosa da boca) a acidez dessas frutas não gera conforto no momento do consumo, então terá que haver adaptações. Gelatinas são ótimas, nesses casos.

  Uma verdade muito feliz é a que limonada auxilia no controle das náuseas e vou salientar que realmente diminui a queimação do estômago, porém ninguém me avisou que o limão tradicional desses verdes que compramos com facilidade no supermercado, faria meu estômago me lembrar que tenho gastrite de uma forma tão intensa. E a crise gástrica foi feia. Pesquisei, depois de muita leitura e testei, o melhor para o consumo frequente é o limão Siciliano, embora seja mais caro, o pH dele é mais adequado. e para ajudar amenizar a boca seca resultante da minha 1º quimio (muito comum em todos os pacientes), fizemos pedrinhas de gelo com a limonada e chupar gelo foi sensacional para todos os sintomas.

  Minutos depois da minha medicação matinal para proteção gástrica e minutos antes de iniciar o café da manhã, continuei consumindo um vício natureba de família dos meus pais, consumo um shot de antioxidante que também tem ação de anti-inflamatória.

Shot de Cúrcuma:

. Suco de 1 limão
. 1/2 colher (café) de cúrcuma em pó
. 1 colher (café) de mel ou própolis
Acrescente um pouco de água se achar necessário
(Juro que me acostumei rápido com o paladar do shot e não acho ruim).

Para algumas refeições e principalmente em dias frios, sopas são uma ótima pedida. Nas vastas tentativas do controle digestivo, as sopas antiácidas salvam o dia.

Sopa Antiácida dica da Nutri:

. 2 batatas cruas
. 1 cenoura inteira
. 1/2 aipo cru
. 1/2 cebola pequena
. 1 alho pequeno
. 2 colheres de sopa de farelo de aveia
. 1 colher de chá de sal
. 200ml de água
. Gengibre a gosto
Lave muito bem todos os alimentos e higienize os utensílios cuidadosamente sempre. Retire a casca das batatas, cenoura e cebola. Corte os ingredientes em pequenos pedaços, lembrando que isso facilita a digestão.  Coloque em uma panela média (exceto o farelo de aveia), adicione o sal e muito cuidado, use sal moderadamente pois ele auxilia o aumento da retenção de líquidos do corpo. Cubra com a água e deixe ferver por 30 minutos. Algumas vezes eu bati a sopa no liquidificador até ficar com aspecto de creme e nos momentos em que as náuseas eram mais brandas, acrescentava também carne magra moída, já refogada anteriormente. Se preferir a sopa mais líquida acrescente mais um pouco de água. Misture o farelo de aveia e mexa bem. E prontinho, o alívio gástrico está garantido! Não estar presente no momento de preparo da sopa e de outros alimentos auxilia muito a não enjoar na hora da refeição.

  Obs: Isso não funcionou em todos os ciclos das minhas quimioterapias. Em alguns momentos os ciclos das quimios mostraram que a toxicidade foi aumentando e em dias específicos e foi ficando cada vez mais difícil controlar as náuseas e os vômitos. Cheguei ao ponto de ficar 5 dias sem conseguir beber nem água, tentava consumir e em minutos lá estava tudo para fora, porque qualquer líquido já era o suficiente  para reproduzir um volume inexplicável de suco gástrico, porém a nutrição e a hidratação e o cuidado com o estômago nos dias bons e menos intensos foi garantida. E nos dias difíceis entraram os alimentos secos, e carboidratos que ajudam na ingestão de alimentos que garantem energia. Torradas de pães sem trigo (sou alérgica a trigo) e um cházinho tipo chá de vó, erva cidreira, hortelã ou camomila, tanto quente quanto gelado, em pequena quantidade, ajudam muito a não ficar de estômago vazio nesses momentos, porque ficar sem comer só piora tudo. Nos chás, raspas de gengibre são ótimas para o alívio das náuseas.

Gelinho refrescante de Chá para náuseas e vômitos:

. 300ml de chá de erva-doce ou hortelã
. 5 pedacinhos de gengibre (somente a parte branca)
. 1 colher e 1/2 (sopa) com mel ou frutose
Bata no liquidificador por 2 minutos.
Despeje em forminhas e leve ao congelador (rende 1 forma de gelo)
obs: Pode consumir como sorvete ou usar de gelo em outros sucos.

  
 Sopas de legumes, cremes de abóbora e inhame com verduras são essenciais, mas alimentos muito líquidos quando estamos nauseados não são boas opções. Então o famoso e simples purê de batata, peito de frango grelhado, brócolis, beterraba e cenoura refogada é realmente a opção que me salva (O Purê apenas com as batatas bem cozidas e 1 pitada de sal, não utilizo leite nem manteiga, como seria sugerido em algumas receitas tradicionais)  

  O Brócolis e a couve sempre fizeram parte das minhas refeições diárias e nesse momento passaram a fazer ainda mais parte da nutrição estratégica no combate ao câncer, eu amo as folhas cruas da couve picadas bem fininhas, seja como salada ou em cima da sopa de legumes (sopa batida como um creme), já o brócolis também pode ser preparado no vapor pelo menor tempo possível para não perder suas propriedades, embora eu prefira ele bem molinho e sem temperos para consumir apenas com azeite. Quando houver a necessidade de temperos lembre-se que não há consumo de industrializados, então os temperos são sempre ervas, evitando a pimenta do reino e outros temperos fortes para não causar náuseas. Nunca se esqueça que o sal causa retenção de líquidos e devido as medicações e a aplicação da própria quimio já estamos inchadas, então o melhor é ficar bem longe do sal.  O couve-flor e couve-de-bruxelas também fazem parte do grupo de alimentos que possuem inúmeras evidências científicas de ajuda no combate ao câncer e devem fazer parte do consumo com frequência nas refeições.

  Entre as frutas, kiwi, uva verde, maçã e morango são as que eu mais consumo sem medo de passar mal, principalmente gelados. É a mais pura verdade quando falam que consumir alimentos gelados ajuda muito nesse momento. Banana por sua vez tem uma extrema importância para o consumo diário, mas em alguns dias fica bem difícil, parece uma digestão impossível. Estou no momento de não conseguir mais nem sentir o cheiro da banana que já fico nauseada. Apelei para sorvetes caseiros com banana e morango congelados e batidos até o ponto de smooth e deu muito certo, essa opção da certo para bater a banana congelada com outras frutas também para variar o sabor, embora para o meu paladar castigado, parece que só sinto o gosto da banana rs mas minha família e amigos adoraram e referem ter ficado maravilhoso.

Smooth de banana com morango:

. 1 banana em rodelas congelada
. 3/4 de um copo de morangos picados congelados
. Opcional caso queira que fique mais liquido: 1/2 de água ou leite de côco
Bata tudo no liquidificador e consuma na hora ou congele em pequenas porções para consumir depois como sorvete.


  Um dos efeitos colaterais extremamente incômodo e provável nos primeiros dias do ciclo da quimioterapia é a constipação intestinal, que parece não se resolver apenas com medicações prescritas pelo médico. O auxílio da alimentação nesse momento é importantíssimo para a solução deste problema que nos tira a paz interior rsrs

Suco Laxativo (Perfeito contra a obstipação):

. 1/2mamão papaia
. 3 ameixas secas sem caroço
. 200ml de suco de laranja
Bata no liquidificador e consuma na hora.


  Outro efeito colateral possível e péssimo é a diarreia, além de ser um perigo para a desidratação. Nessa ocorrência para quem consome leite e seus derivados, o ideal é cortar o consumo imediatamente, cortar também nesse momento verduras e frutas que costumam estimular o trânsito intestinal.

Shake obstipante (Ótimo para controlar o quadro de diarreia):

. 1 polpa congelada de caju
. 200ml de água de côco
. 50ml de suco concentrado de goiaba
Bata no liquidificador e consuma na hora.  

CUIDADO: O limão diretamente nos dentes, assim como a acidez do vômito, causa erosão dos dentes e manchas dentárias. Porém após consumir limão e/ou vomitar, aguarde cerca de 15 a 30 minutos para realizar a escovação para evitar que o pH extremamente ácido danifique os dentes. E nada de utilizar cremes dentais que prometem clareamento nesse momento hein, pois essa abrasão causaria danos intensos ao esmalte dentário. No caso do consumo do limão, se possível use canudo (de papel ou reutilizável).   

ATENÇÃO! Antes de adotar essas e outras receitas, consulte um nutricionista, pois as recomendações podem variar conforme as necessidades de cada paciente.


Comentários

Postagens mais visitadas