Meu Presente de Natal tão esperado: Último ciclo de Quimioterapia concluído!

  Enfim a data mais esperada, especial e amada, se fazendo inesquecível e ainda mais abençoada na minha vida!
  Ainda devendo o post sobre a terceira quimioterapia, um ciclo em que tudo desandou e fiquei ainda mais fraca, os efeitos colaterais se manifestaram de forma tão intensa que me colocaram de cama em repouso absoluto, minha medula já se apresentava debilitada e em trabalho lento, um quadro de plaquetopenia persistente ao final dos 21 dias fez com que eu não fosse autorizada a realizar a minha tão esperada última quimioterapia. Dias de repouso absoluto e padrão nutricional elevado e macronutrientes e sono foram prescritos por mais uma semana, me causando a ansiedade de não conseguir estar bem para as festas de fim de ano. Chateada conversando com a mamãe, ainda antes de sair do hospital e aguardando o agendamento da provável data da última quimioterapia do meu protocolo, a mamãe com um brilho no olhar infinito daqueles marejados de lágrimas e um sorriso de felicidade ressaltou uma observação:
"- Não vamos nos atentar a necessidade de aguardar sua melhora por mais uma semana, você está muito fraquinha, precisa se restabelecer primeiro, se alimentar bem porque nada parou no estômago nesse último ciclo, precisa dormir melhor sem as dores que a quimio causou, vai conseguir descansar e repor as energias. Não vamos nos atentar apenas a data agendada meu amor, se atente apenas no presente que o nosso Deus e o nosso Senhor Jesus vão te dar no dia 25 de Dezembro. Seu presente de Natal tão esperado meu anjo, será o final do ciclo de 21 dias da última quimioterapia, para você ser abençoada com uma nova fase cheia de saúde. forças renovadas, fé e muita esperança em dias melhores SEMPRE. Nunca vamos nos esquecer do quanto foi um ano difícil e principalmente o quanto o último semestre foi de resiliência para todos nós, más receba com muita gratidão seu presente e tudo que o dia 25 de Dezembro representa pra nós. Você é iluminada e abençoada, essa data mostra tamanha importância que devemos dar para nossa Fé. Vai dar tudo certo, passaremos por mais um ciclo perseverando de mão dadas, te amo!"
  Fui ás lágrimas e recebi a agenda da quimio para o dia 6 de Dezembro com muita fé em dias melhores, mesmo sabendo que não seria simples me recuperar em uma semana e encarar mais um furacão com o outro ciclo que viria para encerrar essa etapa do tratamento.  
  Gratidão é o sentimento mais presente neste momento. Passei por dias em que temi não dar conta do recado, más a Fé e as orações eram meu alicérce.
  Não quero registrar sobre sinais e sintomas, muito menos sobre o quanto estreito foi o caminho até aqui. Quimioterapias em ciclos de 21 dias, dias esses em que vida social virou apenas uma saudade, o silêncio do quarto passou a ser o amigo mais presente juntamente com a escuridão. Dias de resiliência, dias de lições e aprendizados, dias de testes de "Força & Fé", dias em que descobri forças que nunca imaginei ter.
  Das lições desta etapa do tratamento que consigo citar agora (estou escrevendo tão emocionada nesta manhã, que tenho certeza que esquecerei de registrar detalhes muito importantes, mas vamos lá):
  Definitivamente temos muito mais força do que imaginamos;
  A Fé nos guia da forma mais iluminada nos momentos de maior escuridão, fazendo com que o bíblico "Vale da sombra da morte" se resuma aos contos no "bosque da Chapéuzinho vermelho";
  Amor de verdade é tão forte quanto os diamantes, que vem da forma alotrópica do carbono e tem que sofrer lapidação para se transformar no cristal mais bonito e raro;
  Aprendi quem realmente devo chamar de amigo. Nem todos seguram na sua mão quando o convite não é balada, viagem ou um churrasco de domingo... e isso me ensinou que nem todo mundo se importa, alguns tem apenas curiosidade, outros nem isso. Mas os que permanecem nos dias tristes ou te socorrem nos dias que você precisa, serão eternos. Alguns amigos não conseguem ser presentes fisicamente, mas se fazem presentes em mensagens, ligações preocupadas maquiadas em crises de risos apenas para garantir que estou bem e acredite, isso basta. Alguns outros amigos são os que querem estar perto até nos dias em que eu não dava conta de ser eu rs... imunidade baixa e os amigos insistindo em estar do lado segurando a minha mão, ou se contentavam em estar apenas em outro sofá, distante, para que eu não tivesse risco algum em contato com vírus ou bactérias oportunistas, esses meus caros, são daquela classe de amigos que você sabe que se precisar deles ás 03h da manhã e pedir ajuda, eles estarão lá sem titubear. Sinta-se rico se você tiver amigos assim ;
  Beleza é casca, o que você tem por dentro e as suas ações pela vida são o que realmente mostram quem você é. E quem você é e foi até hoje, terá reflexo nas pessoas que se mantem perto de ti nesses momentos. Tive contato por diversos meios com tanta gente de coração lindo, gente boa de verdade, preocupadas comigo, pessoas que precisavam expressar o quanto acreditam no meu processo de cura, e saber que não estamos sós renova. Doar amor, te devolve amor, boas ações voltam, hoje você ajuda alguém a sorrir, amanhã será sua vez de ganhar motivos para sorrir também. Ouvir de tantas pessoas o quanto você é uma pessoa linda por dentro, é milhões de vezes mais prazeroso do que se achar bonitinha no espelho;
  Cabelo cresce, juntamente com a força interior e a sensação de dever cumprido, etapa superada com sucesso. O engraçado foi ver o corpo reagir com fôlego de vida e insistir em fazer os cabelinhos crescerem no meio do tratamento, raspei os cabelinhos que cresciam perdidos umas 5 vezes até então rsrs... e a cada 1 dessas vezes me diverti muito com o papai e a maquininha de cortar cabelo dele. meu pai é daqueles carecas que só cresce cabelos na lateral da cabeça e eu não perdida a oportunidade de brincar com ele, falando que minha careca tem mais cabelinhos que a dele rsrs administrar com leveza tudo que veio no pacote do tratamento, me trouxe forças para não me abalar com as mudanças no visual;
  A importância da vaidade ser mantida faz parte do tratamento. Seja com maquiagem, lenços, bonés, outros chapéus... o que importa é se divertir e se sentir bem. Ouvi muitas vezes "Nossa mas você está muito bem, toda bonitona, nem parece que está em tratamento", e graças a maquiagem escondendo o turgor alterado da minha pele, a micropigmentação da sobrancelha, muito rímel nos cílios ( que eu tanto temia que caíssem  e resistiram bravamente, sempre tive muito cílios de fios longos, caiu uma porção considerável, mas continuei com a aparência normal das pálpebras) e cílios postiços nos dias em que me sentia bem e queria me sentir mais bonita rs não foram muitos dias com essa disposição toda para maquiagem, mas eles existiam esporadicamente rs e combinavam com as datas de exames, consultas... que eram de fato os meus passeios nos últimos meses rsrs ;
  Ler livros e redes sociais sobre como encarar o câncer de forma leve é tão importante quanto ler conteúdo científico sobre os cuidados que devemos ter diariamente no enfrentamento da doença, pois além de tudo, nunca devemos esquecer que somos humanos, temos falhas e momentos de fraqueza, saber que outras pessoas tem dificuldades e dias difíceis também, nos ajuda na forma de lidar com tudo. e isso não indico somente para pacientes oncológicos, indico para todos, de qualquer idade. Entender a intensidade de alguém que combate o câncer todos os dias e se sente enfrentando a morte com frequência, te faz ver a vida com outros olhos e entender que todo mundo tem problemas e o seu poder ser tão pequeno que não mereça desgaste e tamanha preocupação.
  Empatia. eu amo essa palavra do fundo do meu coração. Algumas pessoas desconhecem a palavra, outras a conhecem e não praticam, já outras a conhecem e praticam lindamente de forma tão admirável que não querem nem receber a autoria das boas ações, para essas existe um pedacinho especial no meu coração.
  Sem me alongar mais em palavras, não consigo mensurar minha alegria, só quero mais uma vez agradecer primeiramente a Deus. Agradecer meus pais que seguraram minhas mãos a cada segundo de uma forma tão plena, que eu só oro para que eu possa ser uma mãe tão completa e cheia de amor e atenção como eles são comigo. Agradecer a parceria, amor e compreensão que tenho do meu namorado Philipe, mineiro de coração gigante, que dorme serenamente ao meu lado nesse momento (depois da nossa madrugada de noite natalina). ele segurou as lágrimas ao meu lado tantas vezes que perdi as contas, para me deixar forte e diminuir todos os momentos como se fossem simples e passageiros (valorize os relacionamentos que resistem ao tratamento oncológico, porque se resistir ao furacão, resistirá a tudo. Farei um post sobre as dificuldades do relacionamento durante o combate ao câncer, acredito ser muito válido). Agradeço por ter minha família e amigos e também por ter a benção de ser tão completa com a família dele. Sogra e sogro que eu poderia chamar de mãe e pai, cunhada que supera a irmã que eu não tive por ser filha única. E os amigos... ah os amigos... não tenho como agradecer, os amo tanto que meu coração se enche de alegria em ver o quanto tenho parceria forte com essas pessoinhas que fui presenteada nesta vida. Agradeço um amigo em especial que foi meu anjo de luz e me colocou quase que pelas mãos dentro do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer IBCC e também me direcionou para conseguir congelar meus óvulos brevemente antes da cirurgia ( Farei um post sobre o congelamento dos óvulos também, etapa importante para garantir que poderei ter filhos após as quimioterapias) oro por esse anjo todos os dias, ser abençoado que entrou na minha vida a mais de uma década e sempre me abençoa com ajudas impagáveis e inesperadas. Agradeço também a toda a equipe do IBCC, desde o meu cirurgião, mastologista, oncologista, anestesista, enfermeiras... funcionários administrativos que me tratam pelo nome carinhosamente e não me deixam nunca sentir que sou apenas mais uma paciente no meio de muitos, agradeço a equipe da quimioterapia de forma especial por ser o setor que mais frequentei em dias tão temidos e fui tão bem acolhida, ás minhas amigas enfermeiras que dão um banho de amor, atenção e mostram que escolheram realmente a profissão certa, me dando a lição diária do quanto cuidar com amor é importante, deixando a lição " Antes de tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana".
  OBRIGADA!
Juntos somos mais fortes SEMPRE.

  Registrando palavrinhas mágicas só para constar:

 
substantivo feminino
  1. 1.
    RELIGIÃO
    no catolicismo, a primeira das três virtudes teologais.
  2. 2.
    sistema de crenças religiosas; religião.

gratidão
substantivo feminino
  1. 1.
    qualidade de quem é grato.
  2. 2.
    reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.

resiliência
substantivo feminino
  1. 1.
    FÍSICA
    propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
  2. 2.
    FIGURADO (SENTIDO)FIGURADAMENTE
    capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

amor
/ô/
substantivo masculino
  1. 1.
    forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.
  2. ...

empatia
substantivo feminino
  1. 1.
    faculdade de compreender emocionalmente um objeto (um quadro, p.ex.).
  2. 2.
    capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.

  3. A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas.

  4. Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.


  
   

Comentários

  1. Parabéns pela sua força e garra , mostrou-se guerreira como sempre, espero que esteja melhor agora , estou sempre na torcida por você ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas