O Projeto "EU FAÇO PRA VOCÊ" presenteia pacientes oncológicos com máscaras lindas.

  No início do tratamento contra o câncer, li uma frase que me prendeu a atenção:
  "Solidariedade não se faz sozinha, não fale, não critique, apenas se junte a nós". E é com essa frase que a idealizadora Andreia Mesti, apresenta o projeto Eu faço pra você. Um projeto lindo, sem fins lucrativos, que uniu mulheres para proporcionarem segurança, garantia de estabilidade imunológica, beleza e muito carinho para pacientes oncológicos. Esse grupo de mulheres maravilhosas e muito dedicadas confeccionam máscaras de tecido e as doam para pacientes solicitantes.
  Boa parte dos pacientes oncológicos em tratamento de quimioterapias, podem desenvolver neutropenia, o que aumenta consideravelmente o risco de infecções.
  Esse quadro de neutropenia severa muitas vezes acaba atrapalhando o tratamento por causar outras complicações na saúde do paciente.
  Essa condição afeta 34% dos pacientes com câncer de mama e até 50% dos pacientes com linfoma. A quimioterapia tem como função, eliminar as células cancerígenas do organismo. Entretanto, ela também atinge as células sadias, inclusive as da medula óssea. Quando isso ocorre, há queda na produção de elementos do sangue, diminuindo os níveis de glóbulos brancos (soldados da linha de frente do nosso organismo na defesa contra infecções). Algumas vezes silenciosamente os pacientes tendem a adoecer entre o terceiro e o sétimo dia após receber a aplicação da quimioterapia, devido ao fato de que a neutropenia somente é comprovada através de exames de sangue.  Muitas vezes é necessário interromper o tratamento por um determinado tempo após a confirmação por exame de sangue, para tratar a infecção e só depois continuar o protocolo prescrito. Os danos além de prejudicar o tratamento, podem também trazer abalos emocionais quando o paciente se dá conta do atraso da alta médica, decorrente do aumento dos dias tratando imprevistos.
  O paciente com a doença apresenta contagem  inferior a 500 neutrófilos/mm3. E pasmem, eu cheguei a zerar a contagem de neutrófilos durante o meu tratamento quimioterápico, deixando todos em alerta e gerando alguns passeios obrigatórios até o pronto socorro do hospital em que me trato rs. O uso de máscaras era essencial. Nessas condições, infecções comuns como gripes e resfriados, podem se tornar graves como o desenvolvimento de pneumonia por exemplo. É muito importante ficar atento sempre a alguns indícios como febre elevada, calafrios ou transpiração, tosse, dificuldade para respirar e cansaço excessivo.
  Tendo esta tamanha importância, as máscaras do Projeto Eu faço pra você, fizeram parte dos meus dias durante o tratamento. Com muita cor e alegria eu me divertia a cada escolha da máscara a ser usada.
  Lindas, estampadas e delicadas elas foram enviadas para minha casa rapidamente pelo correio. Chegaram em uma embalagem com lacinhos rosa, símbolo do combate ao câncer de mama e uma cartinha com orientações para os cuidados de lavagem e esterilização das máscaras. Como eu presenciei durante as minhas quimioterapias que algumas pacientes acabavam confeccionando as próprias máscaras, usando essas de modelo, vou registrar a orientação de cuidados aqui também.

  CUIDADOS AO LAVAR E ESTERILIZAR A MÁSCARA:

- Lavar com produtos neutros;
- Não deixar secar por muitas horas expostas / não deixar em área que possam ter animais, insetos ou contaminação;
- Esterilizar  por 5 minutos no micro-ondas em potência máxima;
- Obs: Caso queira maior proteção, deixar de molho com água e álcool por alguns minutos e depois enxágue bem;
- Após secar, passe no ferro de passar roupas ou seque na secadora.

  MODO DE USAR:

- Ao receber sua máscara LAVE, não experimente antes mesmo de LAVAR, conforme acima. Lembre-se que ela foi feita para sua saúde;
- A máscara protege por até 2h e após esse período tem que ser trocada;
- Ideal para usar em um evento ou saidinha rápida, então se sabe que vai demorar leve outra embalada e esterilizada de reserva;
- Após lavada e esterilizada ela deve ser armazenada em saquinhos, devidamente lacrados.

ESTERILIZAÇÃO:

- Ferver por 2 minutos (não deixar mais que esse tempo devido aos possíveis danos no elástico);
- Fazer enxague com Vanish Cloro roupas coloridas ou Lysoform. (O Vanish ou Lysoform deve utilizar 1 tampinha no enxague das máscaras, eles só possuem ação bactericida quando usado PURO);
- A Esterilização feita no microondas precisa de um "saquinho" para não ter contaminação com resto de alimento. Ex: Saquinho plástico virgem de loja de embalagem. Obs: O Saquinho tem que estar aberto e só pode ser lacrado após secar a umidade formada dentro. A máscara pode também ser esterilizada direto no micro-ondas, desde que o mesmo esteja higienizado ou então vamos deixar algumas sugestões de modelos que você pode encontrar na internet: Sacos Esterilizadores Reutilizáveis para Micro-ondas da MultikidsBaby (o pacote vem 6 e pode ser usado 20 vezes cada um), outra opção são os Sacos Autosselantes 9x26cm com 100 unidades da marca De Mary (esse não é reutilizável).
  O Intuito principal da máscara é de proteger, portanto siga as instruções acima rigorosamente.
"Porque se você precisar #Eufaçopravocê ".
  Todas as instruções foram analisadas e aprovadas por profissionais da área da saúde.

Para solicitar as máscaras, é necessário entrar em contato pelo e-mail:

Siga e ajude a compartilhar esse projeto tão lindo nas redes sociais:

Instagram: @eufaco.pravoce

Afinal como a Andreia diz,
"Solidariedade não se faz sozinha...
Apenas se junte a nós!!!" 

  Me diverti e me senti a própria "Jade", "Princesa Jasmim"... rs com lenços e máscaras lindas, porque se for para chamar atenção, que seja com muita cor e alegria. A diferença é que eu desfilava pela selva de pedras de SP e não no deserto do Saara. Só sei brincar se for assim rs a vida já é muito preto e branco pra deixarmos de usar várias cores.Para descontrair mais ainda, eu brincava que era a Dona / Proprietária de Dubai rsrs Sim sou palhaça e mato todo mundo de rir, tudo fica mais fácil quando a gente leva as coisas menos a sério.

Ria mais!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas