SIM tenho Câncer & O CÂNCER NUNCA ME TEVE

  SIM tenho câncer de mama. E sou eu quem o tenho e deixarei de ter. O câncer nunca me teve. Sou forte e determinada demais para deixar que essa doencinha me possua.
   Hoje conto minha própria história. Tomo posse da minha caneta, do meu teclado e escrevo minha própria vida. Compartilhada com poucos nos últimos meses, mas hoje EU a conto, EU a escrevo de peito aberto. Não quero minha história contada de qualquer forma, por qualquer boca por aí.
  Bora lá dar início aos registros dessa experiência maluca que a vida resolveu me proporcionar.
   Nos últimos meses vi uma ventania transformar minha vida de:
(Enfermeira graduada, apaixonada por atenção primária, pesquisadora em saúde da mulher e cuidados gestacionais, orgulhosa em possuir minha pesquisa reconhecida no evento mundial de obstetrícia, em um momento de transição profissional, educadora em saúde e estilo de vida, acadêmica de nutrição, esportista, adepta da vida saudável, praieira, boa filha, namorada dedicada e amiga leal que cuida e aconselha todos)
Em: PACIENTE ONCOLÓGICA.
  E admito, ainda não me acostumei que em alguns momentos, deixo de ser enfermeira para ser paciente.
   No início me embaralhava com as palavras ditas para explicar as sensações  no meio dessa bagunça toda. Com o tempo percebi que a palavra certa era ANSIEDADE. A ansiedade  entre descobrir inicialmente um nódulo em autoexame, aguardar a tortura lenta das consultas, encaminhamentos, e mais exames, resultados... e ler "Bihads IV". E esperar calada a certeza de que possivelmente viria um período difícil que me obrigaria a fazer mudanças de planos imediatamente, porém em alguns momentos me obriguei a priorizar minha vida profissional e acadêmica.
  Me perguntavam se eu estava com medo e a minha real resposta sempre foi NÃO. Nunca houve espaço para medo no meu vocabulário, não seria agora que haveria. Descobri tudo muito cedo e me prontifiquei a encarar tudo de forma natural, mesmo que assustada com tanta informação e o questionamento do "POR QUE?" , hoje sei que o correto é questionar "E PORQUE NÃO EU?" Já que somos todos iguais e estamos sujeitos a tudo.
 Teimosa que sou e muito dedicada com os que amo, cheguei a cuidar de uma amiga em pós cirúrgico em seu domicílio, no meio da minha agenda maluca no período que realizei minha biópsia. Entre a prestação dos cuidados de enfermagem com toda atenção e carinho, realizando manobras que exigiam esforço físico. Esforços estes que por prescrição médica, eu estava proibida de realizar e me resultaram em hematoma e dor, dor maquiada por sorrisos (((NÃO FAÇAM ISSO - PRESCRIÇÃO É COISA SÉRIA))).
   Então tive que ouvir friamente de uma colega: "TALITA PARE! AGORA É O MOMENTO DE SE COLOCAR EM 1° LUGAR E CUIDAR EXCLUSIVAMENTE DE VC.".
Entre os dias de plantões em hospitais distantes, produção de conteúdo científico, estudo, orientação acadêmica, correria entre as distâncias de SP, saudade de ter um tempo só meu e uma montanha russa de emoções loucas diárias... saiu o resultado da biópsia, que eu já esperava, confirmando que os planos teriam que mudar e o break agora era real. A "sereia, good vibes, geração saúde, fitness, natureba, amante de esportes, enfermeira, cuidadora e consultora de estilo de vida", agora passa a usar a força que sempre dedicou e doou para garantir cuidar manter e promover a saúde do próximo, para vencer essa nova etapa com a própria saúde.
   E é assim mesmo que eu classifico. Etapa! Já passei por tantas outras difíceis, sorrindo, distribuindo gargalhadas por aí, sem ninguém fazer idéia de que escondia dificuldades e problemas por trás de tantas crises de risos. Até mesmo porque, todo mundo tem problemas, eu não sou mais especial do que ninguém.
  Já operei a pouco mais de um mês atrás, passei pela retirada do tumor que estava bem pequeno em estágio inicial, o que proporcionou que fosse retirado apenas um quadrante da mama, mantendo e preservando a estética (O que preocupa muito as mulheres submetidas a cirurgias mamárias). Agora darei início ao tratamento.
   Como boa amante de "textões" em legendas e boa profissional de saúde que vive a qualidade de vida que ensina, faço agora do dia a dia um diário de experiências com embasamento científico e alça emocional para outras pessoas, que vivem ou não esta mesma etapa que eu, que possuam amigos ou familiares que enfrentam o câncer e vivam comigo a VIDA no tratamento oncológico. Os dias me fizeram admitir que compartilhar vivência, idéias, emoções e dicas, faria tão bem para mim, como pessoa e profissional da saúde, quanto para quem se interessar em viver e acompanhar esse mundo de informações que viraram meus dias, com foco em vida saudável, agora em tratamento oncológico VENCENDO O CÂNCER DE MAMA!
  Sou prova viva de que existe vida com qualidade e felicidade dentro do combate ao câncer. E acreditem em mim, essa experiência pode fazer a vida ser muito melhor e mais bem vivida. Eu seria hipócrita em afirmar que INTENSIDADE não fazia parte da minha essência, pois sempre fez. Mas ultimamente essa palavrinha mágica fala muito mais sobre mim. E essa satisfação diária compartilhada nas redes sociais, me dará o prazer de saber que posso estar ajudando alguém que pode não estar conseguindo trazer para a própria essência esse fôlego de vida e anseio de ser feliz todos os dias. Não perco tempo com tristeza, porque um dia sem riso é um dia perdido.
   E a lição inicial é: Faça acompanhamento médico com frequência, realize exames mesmo não se considerando estar em idade de risco, porque eu também não estou. Não tenha medo da frase "Quem procura acha!", o ideal é achar e achar cedo. Considere a idéia de que autoexame não é prevenção, é diagnóstico. Nos auxilia a descobrir nódulos novos e pequenos inicialmente (Porém não tão precisa e antecipadamente quanto a mamografia). Ambos, autoexame e mamografia são essenciais e indispensáveis para a garantia de um diagnóstico precoce. E sou grata por ter tido meu diagnóstico precocemente.
    Embora a genética nos seja traiçoeira, a prevenção real contra o câncer se dá em manter uma boa alimentação (desembrulhar menos e descascar mais), garanta o consumo de orgânicos, evite agrotóxicos e embutidos, coma pratos coloridos, hidrate-se, evite bebidas alcoólicas e cigarros,  tenha um bom sono, pratique atividades físicas, controle o peso, evite estresse, entre outros...  saiba frear o que não traz satisfação e felicidade. Cerque-se de amor.
    E caso a vida proponha uma etapa semelhante a minha, FORÇA! FÉ & CORAGEM!!!   NÃO ESTAMOS SÓS

Comentários

  1. Talita, que conheci ainda menina, cheia de sonhos e vitalidade, guerreira e corajosa. De enfermeira a paciente. De menina a mulher, cheia de sonhos e vitalidade, guerreira e corajosa. Talita menina, Talita enfermeira, Talita paciente, Talita mulher. Cheia de sonhos e vitalidade, guerreira e corajosa

    ResponderExcluir
  2. Também estou nessa luta, Talita. Fiz cirurgia de quadrante dia 08 de agosto no IBCC. Descobri em exames de rotina. Estou continuando tratamento no Hospital da Unimed de Sorocaba, por ser mais próximo de minha cidade. Ontem fiz a 4/16 aplicaçoes de quimioterapia. Vamos vencer, com fe em Deus e positividade sempre. Deus abençoe muito sua vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas